Igaratá cidade limpa: Campanha de conscientização
A Prefeitura de Igaratá lança a campanha IGARATÁ CIDADE LIMPA. O objetivo é conscientizar a população quanto ao seu papel na manutenção de um ambiente mais limpo, saudável e agradável para todos. A Secretaria de Secretaria Municipal de Obras e Serviços, Agropecuária e Meio Ambiente tem feito sua parte com a coleta diária de lixo doméstico.

Porém, muitos moradores têm descartado lixo e entulho de obra de maneira indiscriminada. Isso tem gerado muitos transtornos para a população.
Descartar lixo e entulho de obra de maneira inadequada ocasiona sérios problemas: atrai animais peçonhentos, fere leis ambientais e as normas de manutenção da saúde e da limpeza urbana. Evitando o descarte inadequado em vias, terrenos e rios, o cidadão exerce contribui com a manutenção da limpeza urbana.
Com a incorporação de simples atitudes cotidianas, a população minimiza grandes problemas. O serviço de limpeza urbana é uma obrigação da Prefeitura, mas manter a cidade limpa é um dever de todos.
Orientações importantes:
- Jogar lixo doméstico ou entulho em calçadas, praças, ruas ou quaisquer locais públicos acarretará em multa. O infrator será penalizado administrativamente pela Prefeitura pelo descumprimento da lei Municipal Nº1.720 de 25 de Janeiro de 2013.
- Em caso de construção ou reformas, é de responsabilidade do construtor/proprietário os demais materiais nos limites de sua propriedade. Materiais de construção não podem ficar em vias públicas e passeios.
- A instrução vale também para os estabelecimentos comerciais que descarregam blocos, areia e brita nas calçadas ou vias públicas.
- Procure um profissional para elaborar o projeto arquitetônico de uma obra antes da execução. Também cabe a ele encontrar solução adequada para o depósito do material da obra; antes, durante e depois da execução.
- É obrigação do proprietário manter a limpeza do seu lote. Isso evita a presença de animais peçonhentos, como escorpiões.
- O descumprimento acarretará em multa e penalização ao infrator.