Você está aqui: Skip Navigation LinksHome » Notícias »

Empresários elegem COMTUR de Igaratá

Cerca de cinqüenta pessoas, a maioria representante do setor do turismo, prestigiou na última quinta feira (3/8) a reunião que elegeu os novos conselheiros para o biênio 2017/18. Depois de quase uma hora e meia foi eleito o empresário Konrad Bruch, da Pousada Gaia Viva, como presidente do Comtur, entidade que vai contribuir na formatação das políticas para a atividade econômica que mais cresce no país.

A reunião foi aberta pelo Prefeito Celso Palau que rapidamente explicou a sua determinação de ativar o conselho com o objetivo de conquistar o título de município de interesse turístico (MIT) beneficiando-se da lei que direciona uma verba anual de quase 600 mil reais para investimentos no setor: - Nos orçamentos dos municípios, especialmente os pequenos como Igaratá, não há condições de direcionar nenhum centavo para o setor. Conseguir esse recurso passa a ser então uma forma de incentivar o desenvolvimento, pois com esse dinheiro obras destinadas ao incremento do turismo poderão ser executadas e, uma parcela será investida na infraestrutura e na divulgação.

Todos os presentes se apresentaram identificando a sua atuação no setor do turismo. Estavam ali representantes de restaurantes, hotéis, pousadas, marinas, agencias de turismo, artesãos, músicos, instrutores de dança e ginástica além de funcionários municipais atuantes no setor.

Pela legislação aprovada pela Câmara Municipal no final do mês passado, adequando a lei anterior às normas exigidas atualmente pela secretaria estadual de turismo, o Conselho deve ser constituído de três representantes do poder público, das secretarias de desenvolvimento econômico, esporte, turismo e lazer; da secretaria de educação e cultura e da secretária de agricultura e meio ambiente. Deve ter também um representante do poder legislativo e sete representantes da sociedade civil originários do setor do turismo. Entre os participantes deve ser escolhido o presidente do órgão que tem função consultiva e deliberativa e acumula com a gestão do FUMTUR (Fundo Municipal de Turismo) que tem a atribuição de direcionar os recursos a serem investidos no setor.

Como presidente foi escolhido, por aclamação, o jovem empresário Konrad Bruch, proprietário da Pousada Gaia Viva. Os demais membros da diretoria serão indicados pelo presidente e pelo prefeito Celso Palau que terá ainda de elaborar o decreto designando os representantes do Poder Público. Compareceram ao evento, além do prefeito Celso Palau, a vice prefeita Nedi Aparecida Prianti Palhavã, os secretários Benjamim de Lima, do Esporte, Turismo e lazer, Juarez Vasconcelos, da agricultura e meio ambiente, Jaqueline de Souza Pereira e Antonio Carlos Ferraz da educação. Do poder legislativo prestigiou a reunião e deve ser designado como representante, o vereador Antonio Barbosa da Silva.

Da Sociedade civil além do presidente, foram eleitos conselheiros os empresários Thiago Ferreira Lima, Leandro Coelho; José Guilherme Sobrinho; Valdemiro Ferreira Sobrinho; Gedivaldo Martins Olímpio; Joaquim Luiz Magalhães; Pedro Loner ; Fátima Aparecida Silva, Elaine Cristina da Silva; Antonio Jeronimo Oliveira, Albert Luiz de Castro; Juarez Oliveira Carvalho Lima e Zuleika Corrêa Santana.

Nome do Amigo
E-mail do Amigo

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES ATUALIZADAS

Nome E-mail