Você está aqui: Skip Navigation LinksHome » Notícias »
Notícias


Interligação Jaguari-Atibainha atinge 80% das obras

Entrou na reta final a obra da Sabesp que ligará as represas Jaguari e Atibainha e que ampliará a disponibilidade de água para abastecer a população da Grande São Paulo e do Vale do Paraíba. Os últimos três metros de rocha que separavam duas frentes de trabalho em operação a 50 metros abaixo do nível do solo foram retirados. Com isso, foi concluído um trecho de 3 km de um dos túneis por onde a água passará entre uma represa e outra. 
A escavação que concluiu esse trecho do túnel foi acompanhada pelo governador Geraldo Alckmin, pelo secretário de Saneamento e Recursos Hídricos, Benedito Braga, e pelos diretores Edison Airoldi e Paulo Massato, da Sabesp, além dos prefeitos Celso Palau, de Igaratá e Murilo, de Nazaré Paulista.
A escavação é uma das etapas mais complexas de todo o trabalho envolvido na interligação das bacias hidrográficas do Cantareira e do Paraíba do Sul. O que a torna singular são as dimensões do túnel: são 6,4 km de extensão, cinco metros de altura e quatro metros de largura, totalizando uma seção de 20 metros quadrados. Além desses 3 km concluídos hoje, outra parte do túnel segue sendo escavada na frente iniciada no bairro da Boa Vista, em Igaratá. Quando totalmente concluído, ele permitirá transportar o equivalente ao volume de água de uma piscina olímpica em apenas cinco minutos. 
Para ter uma ideia do tamanho do desafio, foi feito um acesso na metade do percurso a ser vencido de modo a construir a tubulação com quatro frentes de trabalho, ao invés de duas. Assim, cada metade do túnel começou a ser construída pelas pontas e pelo meio, simultaneamente, desde 2016, quando o projeto foi iniciado. A escavação concluída nesta segunda feira ocorre no trecho noroeste do túnel, onde está a represa Atibainha, parte do Sistema Cantareira, em Nazaré Paulista. 
Ao se encontrar com o Prefeito Celso Palau o Governador Geraldo Alckmin anunciou que quando da conclusão do túnel cujo embocamento está no bairro da Boa Vista e virá à cidade dar conta dos investimentos que o Estado está fazendo para garantir o abastecimento da Capital. Na oportunidade Palau cobrou do Governo mais investimentos no município, especialmente na consolidação de estradas rurais que servem, não apenas ao escoamento da produção rural, mas especialmente para o turismo. Palau ressaltou o quanto de oportunidade essa obra do Estado acrescenta ao turismo local.
Já o trecho sudeste fica mais próximo da represa Jaguari, parte do Paraíba do Sul, entre os municípios de Igaratá e Santa Isabel. Este outro trecho, com dimensões aproximadamente idênticas ao primeiro, continua sendo escavado e ainda requer a detonação de mais 550 metros de rocha para o encontro das outras duas seções restantes. Todo esse trabalho é necessário para vencer uma barreira geográfica de quase 260 metros de altura, a Serra do Ribeirão Acima.




 
Seu Nome
Seu E-mail
Nome do Amigo
E-mail do Amigo
Comente
 
 
 


Seu Nome
Seu E-mail
Comente
 
 

Cadastre-se

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES ATUALIZADAS

Nome E-mail

Previsão do Tempo

Visitas/Acessos

90731 Total de Visitantes
238 Usuários Conectados
home noticias mapa erro contato
 


Seu Nome
Seu E-mail
Comente
 
 
 
Selecione
Seu nome
Seu E-mail
Comente